António parou o carro no final da rua. O perímetro da cidade era visível através da luz ofuscante de um Sol vespertino. Prédios abandonados, ruas esburacadas pela passagem das estações e torres de vigia ainda de pé. Atravessou a rua e caminhou por entre os detritos acumulados ao longo do passeio. Dez minutos depois já o suor lhe colava ao corpo aquele ar quente ainda poluído quase irrespirável.
Um parque de estacionamento estendia-se pelo infindável espaço nas costas de um antigo supermercado, onde pequenos veios de erva pintavam de verde os bordos das placas cinzentas do revestimento.
Um mosaico de cores camuflava a entrada de um bunker. Tecidos esquecidos pendurados, eternamente secos, revelavam um mundo habitado num passado levado há muito pelas areias do tempo para uma distância cósmica daquele lugar. A vegetação resistente formava visualmente contornos humanos distintos, o corpo de uma mulher familiar a António.
Um evento único iria ter aqui lugar.
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Colisão

Será dentro de 4 mil milhões de anos. A colisão entre a Via láctea e a galáxia de Andrómeda, actualmente a pouco mais de 2 milhões e meio de anos-luz de distância, fará manchetes em todos os jornais do mundo. Tecer-se-ão comentários acerca da luz, da radiação espalhada por todo o lado, de aspectos mais ou menos importantes do encontro,...
E entretanto nem um sistema de uma galáxia encontrará uma única estrela da outra. A Terra será o Éden de um outro planeta. E o Sol apenas uma pintura numa caverna.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
"Caí nos Dias Negros"

Quando finalmente percebi que não havia qualquer ponto de contacto entre o Homem e o universo, voltei a sentir algum descanso e lucidez. O meu trabalho era realmente fácil. Sabia como destruir o resto de humanidade em mim. E desconfiava de mim próprio mais do que de cada um dos olhos cinzentos, como espelhos, reflectores de toda a minha falsidade.
Desaparece mais um homem. Aumenta a escuridão.
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Beat the Whites with the Red Wedge (5/5)

Novas cidades mortas, vivas nos meus olhos e habitadas pelos fantasmas da minha imaginação. O destino delas é o meu próprio desejo.
quarta-feira, 26 de abril de 2017
Self Portrait with Black Clay Pot (4/5)

É este um conjunto de pensamentos que de outra forma iriam ser esquecidos e cruelmente apagados. A par de uma visão de alguém nunca vivido em 1911, a morte da última pessoa nascida antes do ano de 1900 há poucos dias. O próprio ano de 1900 desapareceu há poucos dias.
Vejo-vos.
Subscrever:
Comentários (Atom)